segunda-feira, 1 de julho de 2013

Faça sua própria farinha

image_thumb[6]

Com o aumento do consumo dos alimentos funcionais, o mercado tem disponibilizado uma grande variedade de produtos. Então, encontrar a farinha que você escolheu não deve causar problemas nem dar muito trabalho. Mesmo assim, fazer sua farinha em casa também é bem simples. A receita é praticamente a mesma para fazer dois tipos diferentes de farinha:

Farinha de banana-verde ou uva

Ingredientes

Bananas-verdes (descascadas) ou uvas inteiras (com casca e sementes)

Modo de preparo

Lave bem as uvas, retire as que estiverem amassadas ou podres e deixe-as de molho em água com vinagre ou hipoclorito de sódio por 15 minutos. Depois enxágue bem para retirar qualquer resíduo que possa ter ficado grudado nas cascas da fruta (as bananas dispensam a fase de lavagem, basta descascá-las!).

Corte as frutas em pedaços pequenos. Com uma panela, leve tudo ao fogo baixo ou médio para secar. Tome cuidado para não assar nem queimar as frutas. Feito isso, certifique-se de que a mistura está bem seca, sem qualquer umidade. Coloque as frutas no liquidificador (ou triturador) e bata até obter um pó bem fino.

Para que o produto não perca suas propriedades, armazene em um recipiente hermético e procure manter longe da incidência de luz e umidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário