domingo, 1 de setembro de 2013

Os Benefícios do Colágeno e Elastina Para a Pele

Benefícios que a proteína de colágeno e elastina proporcionam a pele e para a saúde geral do corpo. Colágeno hidrolisado, em cápsulas ou pó.

image

Proteína de Colágeno

O suplemento de colágeno é encontrado em várias formas: cápsulas, pó, líquido, comprimidos, gelatina, dentre outros.

O colágeno, assim como a elastina, não pode ser absorvido diretamente através da pele, por isso a produção da proteína deve ser estimulada por processos no corpo ou ingredientes. O colágeno também é um dos tipos de proteínas mais complexas que existem naturalmente no corpo. O corpo jovem é rico em colágeno, um tipo de proteína que oferece suporte à órgãos internos, estrutura óssea, articulações, tendões, ligamentos e tecidos da pele.

Especialistas acreditam que o colágeno pode aumentar a resistência ao fortalecer e melhorar o desempenho dos órgãos vitais. À medida que a idade chega, o corpo vai perdendo a sua fonte de colágeno, principalmente devido a incapacidade do corpo de processar as proteínas que regulam a função de produção do colágeno, o que gera como resultado o processo de envelhecimento. O que sabe com certeza é que o nosso corpo necessita da queratina funcional. Esta desempenha o papel de recuperador de colágeno. Se houver uma oferta abundante de queratina funcional em nosso sistema, o colágeno e a elastina podem se regenerar continuamente, o que irá melhorar a elasticidade e resistência de nossa pele.

Alguns dos sinais mais evidentes da falta da proteína de colágeno em nossa pele são as rugas, o que desperta sobre as pessoas um grande interesse em comprar colágeno em forma de suplemento. O uso de tal suplementação de colágeno pode ajudar não só a pele, mas também internamente. Os órgãos internos absorvem o conteúdo de colágeno e ajudam a restabelecer funções jovens. Segundo alguns estudos, isso pode beneficiar muito pessoas que sofrem de dores articulares e osteoartrite. Também pode ser muito útil para fortalecer unhas e cabelos fracos e quebradiços.

Quanto maior a quantidade de elastina presente na pele, vale ressaltar que o colágeno hidrolisado não interrompe o processo de envelhecimento, mas apenas o abranda. Desta forma, o colágeno beneficia no tratamento de pele, mantendo por mais tempo a elasticidade da pele e deixando a aparência jovem por mais tempo. Cápsulas de colágeno hidrolisado podem ter ação mais profunda na pele devido a penetração das pequenas moléculas de aminoácidos nos menores poros, proporcionando uma ação rejuvenescedora e hidratante.

A Centella asiatica, planta nativa da Ásia, pode ajudar estimular produção de colágeno quando usado interiormente e topicamente na pele. Além disso, há também uma série de tratamentos alternativos que podem impulsionar a produção de colágeno internamente. Comer alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 e proteínas é útil, vez que esses nutrientes ajudam na conversão de queratina funcional em colágeno. Estes nutrientes também normalizar a produção de hormônios do crescimento.

Devido à sua estrutura complexa, não é fácil de clonar esta proteína em forma sintética. Alguns laboratórios podem ter sucesso na criação de colágeno sintético, mas isso não garante que o nosso corpo vai aderir à invasão a este ingrediente sintético. Há também a questão de reações alérgicas. Em raros casos, os componentes sintéticos podem provocar reações alérgicas como erupções e vermelhidão da pele.

Vale ressaltar que durante o processo de produção de suplemento de colágeno, alguns de seus nutrientes são perdidos, seja como resultado do sabor, conservantes ou outro tipo de produto.

Fonte: http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário