quarta-feira, 1 de maio de 2013

Como evitar o desperdício de comida

 

Uma das coisas que mais incomoda qualquer cozinheiro é o desperdício. Comida é algo precioso demais para ser jogada fora. Quando vejo gente passando fome nas ruas, ou na televisão, eu sinto um calafrio. Eu sei que a produção de alimentos hoje é suficiente para atender a três vezes a população do mundo. Se essas pessoas estão com fome, é pela má distribuição de alimentos. Portanto, dois em cada 3 pratos de comida são jogados fora todos os dias.

Eu mesmo devo dar a mão à palmatória. Quantas vezes, já não deixei estragar frutas ou legumes na minha geladeira? Quantas outras vezes, eu já deixei de reaproveitar algum prato? Sinto um embaraço ao tentar fazer essas contas. Então, resolvi dar algumas dicas para nunca mais desperdiçar comida.

 

Excessos

Se você acha que não dá conta de tudo que cozinhou, não coloque no prato, ou as sobras vão parar no lixo. É melhor fazer duas viagens à panela do que uma à lixeira. O que sobrar do jantar de hoje pode virar almoço amanhã. Não tenha vergonha de usar marmita. Um executivo atarefado terá a desculpa de não ter tempo para o almoço. Assim, saladas de macarrão ou sanduíches de frango ou carne podem ser providenciais em um dia agitado de trabalho. Você ainda faz uma média com o chefe, dizendo que trabalha muito.

 

Custos

Você pode literalmente cortar os seus custos. Se só precisa de meio mamão ou uma posta de peixe, a maioria dos mercados pode conseguir isso para você. Sim, duas metades de uma fruta já cortada são mais caras do que uma fruta inteira, que você poderia cortar em casa. Acontece que dessa forma, você não perde a outra metade (ou seja, não joga dinheiro no lixo).

Outra ideia é fazer compras em armazéns a granel. Lá, você pode comprar seus temperos e grãos na quantidade que precisa e não vai desperdiçar, jogando fora as sobras meses depois. Existem muitas lojas que fazem esse tipo de comércio, ainda. O mesmo vale para aqueles potinhos de saladas prontas. É melhor do que comprar várias folhas diferentes para fazer uma salada e desperdiçar a metade de cada feixe.

Também é fundamental fazer uma lista de compras. Leve em consideração que coisas você já tem na sua despensa e na geladeira. Seus custos serão bem menores.

 

Organização

Comprar não é tudo. Você também precisa saber se organizar. Certifique-se de guardar as coisas nas prateleiras (da despensa e da geladeira) por ordem de validade. As mais próximas de expirar devem ficar na frente. Lembre-se também de manter um olho atento para saber se o item deve ir para a despensa, a geladeira ou o congelador. Algumas frutas e legumes congelam muito bem e pode ser que você não precise deles tão cedo.

 

Reaproveite

Essa dica de congelar é especialmente válida para aqueles legumes e frutas da estação. Em geral, tem uma cara linda e é uma pena desperdiçar. Congele e faça uma vitamina ou asse no forno, mais tarde. Aliás, vitaminas são bons para tudo: de verduras a frutas, passando pelos legumes. Experimente misturar laranja com cenoura, por exemplo. Você e sua saúde vão sair ganhando.

Outras sobras, como pedaços e ossos de frango, restos de legumes e coisas assim podem facilmente virar um caldo. Fazer seu caldo em casa é uma ótima ideia. É mais barato e mais gostoso do que comprar pronto e você pode congelar por meses. Quando quiser uma sopa (o inverno está chegando) é só descongelar.

Finalmente, não deixe perder seu ingrediente saboroso. Faça bom proveito do que você tem aí na cozinha.

Essas dicas vêm bem a calhar, numa época em que o preço do tomate está nas alturas!

Fonte: http://www.comercompedro.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário